Seja bem-vindo ao nosso site.

Perguntas Frequentes

1. O que é psicoterapia psicanalítica?

A psicoterapia psicanalítica é uma abordagem de tratamento psicológico, que utiliza os pressupostos teóricos e técnicos da Psicanálise, dirigido a pessoas que apresentam problemas emocionais de maior ou menor nível de gravidade. A teoria e técnica utilizadas se baseiam nos conceitos desenvolvidos por S. Freud, M. Klein e D. Winnicott.

2. Qual a diferença principal entre psicoterapia e psicanálise?

A Psicanálise exige um número maior de sessões semanais, de 3 a 5 vezes, enquanto que a Psicoterapia Psicanalítica pode ser realizada com uma sessão semanal. Ambas se utilizam dos mesmos pressupostos teóricos, a teoria psicanalítica, mas diferem em aspectos da técnica.

3. Qual a formação necessária para ser psicoterapeuta psicanalista?

A exigência primordial é que o psicoterapeuta realize análise pessoal, a mais longa e profunda possível, de modo a estar mais bem preparado e estruturado para realizar o trabalho clínico, que demanda o constante confronto com inúmeras e diferentes situações dolorosas apresentadas pelos pacientes. Pessoas de diferentes áreas do conhecimento podem vir a ser psicoterapeutas.

4. O curso de Introdução à Psicoterapia Psicanalítica é um curso de pós-graduação?

Não. Trata-se de um curso de extensão , que visa atingir aquela parcela da população que se interessa em conhecer a teoria psicanalítica ou que deseja aprimorar sua formação como psicoterapeuta.

5. O curso de Especialização em Psicoterapia Psicanalítica é um curso de pós-graduação?

Sim. O curso de pós-graduação lato sensu “Especialização em Psicoterapia Psicanalítica”, foi ministrado em seus primeiros 20 anos no Instituto de Psicologia da USP e atualmente migrou para o setor de pós-graduação da UNIP.

6. Quem pode apresentar trabalhos no Simpósio?

Todos os colegas membros efetivos ou aspirantes da APP. É necessária a formação através do curso de Especialização em Psicoterapia Psicanalítica.

7. Uma pessoa que não frequentou o curso de especialização em Psicoterapia Psicanalítica pode se tornar membro da APP?

Não. Todos os membros da APP necessariamente realizaram a formação oferecida pelo curso de Especialização em Psicoterapia Psicanalítica.